Pesquisa Qualitativa

Conheça como o público e o mercado percebem o seu negócio

É uma pesquisa exploratória que identifica aspectos subjetivos e emocionais relevantes para a tomada de decisões no que se refere a produtos, serviços, conceitos, imagem, mercado comunicação etc. Trata-se de uma abordagem bastante rica em informações, capaz de identificar opiniões, expectativas e motivações de uma maneira mais profunda, possibilitando o conhecimento, a compreensão e a interpretação de determinados comportamentos dos clientes, dos não-clientes, dos ex-clientes, do mercado e da concorrência. Se constitui em uma forma muito propícia para a geração de insights.

As técnicas mais usadas são:

   grupos focais
Reuniões de participantes convidados, segundo critérios de segmentações e padrões socioeconômicos pré-fixados. Os grupos são guiados por um moderador especializado e experiente, que estimula a  interação e a verbalização das suas opiniões e emoções dos participantes. Tais reuniões possibilitam ainda a apreensão das referências dessas pessoas, em níveis menos racionais, ao ensejar que visões de mundo e do tema estudado aflorem, sem uma rígida limitação de categorias pré-estabelecidas, em um ambiente informal e agradável.

entrevistas em profundidade

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observação

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Pesquisa Quantitativa

Dados claros e confiáveis para uma visão objetiva do negócio na tomada de decisões

A pesquisa quantitativa possibilita uma tomada de decisão com um maior grau de certeza, ao se orientar por amostras representativas do universo a ser considerado e abarcar os segmentos relevantes à cada análise. A coleta de dados normalmente se dá por meio de questionários estruturados com perguntas objetivas (fechadas) e também com indagações abertas que possibilitam a livre expressão dos entrevistados.

Os recursos mais usados são:

CATI

Trata-se de entrevistas telefônicas, todas devidamente gravadas e monitoradas por uma equipe de supervisores da Checon, tanto para assegurar uma maior qualidade quanto para eventuais auditorias do clientes final ou da entidade certificadora. Os entrevistadores são previamente treinados e capacitados na temática do questionário, sendo que na Checon tal atividade apenas é realizada por entrevistadores com o ensino superior completo ou em andamento.

CAPI / Face to face

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WEB / Painel

URA

Neuromarketing

A união do marketing com a ciência

Encontre respostas muito além do questionário. O neuromarketing possibilita conhecer e avaliar as reações emocionais e espontâneas quando uma pessoa é exposta a anúncios, marcas, produtos, sites, propagandas, entre outros estímulos. A técnica vai além das pesquisas ‘convencionais’, onde apenas são respondidas questões e complementa a abordagem analítica com o instintivo e o emotivo, embasado em medições técnicas e científicas. As reações dos consumidores podem ser percebidas por meio de equipamentos que medem batimentos cardíacos, acompanham o movimento dos olhos, identificam expressões faciais, captam correntes elétricas da pele, entre outras reações corporais que nas metodologias convencionais não são perceptíveis, apesar de influírem quase sempre de forma significativa na tomada de decisões.

Na Checon são utilizadas diferentes técnicas de medição biométrica e tais recursos têm sido permanentemente incorporados ao escopo do nosso fornecimento, conforme os desenvolvimentos tecnológicos estejam se consolidando.

Dentre os mais utilizados merecem destaque:

Eye Tracking

A tecnologia do equipamento de eye tracking da Checon permite identificar 120 vezes por segundo onde os olhos se detêm e por onde ‘navegam’, além de possibilitar a determinação do nível de atenção, do foco, da consciência e de outros estados mentais, com métricas e informações que são utilizadas para gerar insights sobre o comportamento do consumidor, da experiência do usuário (UX), da efetividade da comunicação, para desenhar interfaces revolucionárias em vários dispositivos, entre outras aplicações.

Facial Coding

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Skin Conduction

Implicit Testing

Usabilidade (UX)

Entenda como seu cliente usa as plataformas de sua empresa

O teste de usabilidade é uma técnica utilizada para avaliar a experiência de um cliente, consumidor, prospect ou apenas usuário. A cada participante é solicitada a realização de tarefas típicas enquanto o respectivo comportamento é monitorado por um instrumento de coleta de dados e por um moderador. Importante frisar que a Checon utiliza o EyeTracking desde 2009 como ferramenta de auxílio nos testes de usabilidade nas avaliações de portais, de sites, de telas para máquinas de autoatendimento, etc. Informações como ‘1a. área de fixação’, ‘tempo de fixação’, ‘quantidade de visitas’, ‘a forma como a tela é percorrida’ , ‘percepção e influência de banners’, dentre outras inúmeras métricas. Assim como nos demais tipos de pesquisa, é importante selecionar adequadamente usuários que sejam representativos do público durante a preparação do estudo. Muitos testes de usabilidade têm o foco no que as pessoas fazem, porém, na Checon aprofundamos também no que elas dizem durante (ou após) a navegação, para enriquecermos o estudo com a técnica qualitativa.

Dados Secundários

Insights para o seu negócio com informações já disponíveis no mercado

Compreendem levantamentos de dados de mercado, documentais de pesquisas disponíveis.

Levantamentos Bibliográficos

O levantamento bibliográfico consiste na procura de informações públicas relevantes à pesquisa em livros, revistas, jornais, dissertações, teses, tanto de órgãos governamentais, como também de outras fontes tais como entidades privadas, sindicatos patronais ou laborais, associações de classe, organizações não-governamentais entre outras.

Levantamentos Documentais

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Levantamentos Estatísticos

Pesquisas Realizadas

Business Intelligence

Todos seus dados em um painel, com todas as combinações possíveis

Dashboards (painéis) customizados para o monitoramento de indicadores em sua empresa.

Monitoramento de indicadores

Indicadores de desempenho são valores mensuráveis que demonstram como efetivamente uma empresa está alcançando os principais objetivos de negócios. Selecionar os indicadores corretos dependerá de que parte do negócio sua empresa pretende monitorar e estamos aqui para ajudá-los. Desenvolvemos painéis customizados para as necessidades específicas do seu negócio, onde as séries históricas e as combinações de filtros possibilitam uma maior compreensão da situação atual e a identificação dos pontos fortes e fracos. A visualização gráfica de tais resultados é uma ferramenta relevante para a identificação de soluções e na geração de insights

Monitoramento de redes sociais

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