Qualitative Research

Descubra como o público percebe seu negócio

É uma pesquisa exploratória, sem o intuito de apresentar resultados numéricos, mas sim insights que possam indicar o caminho para tomadas de decisões. Apresenta dados sobre opiniões, expectativas, motivações de um grupo em compreender e interpretar determinados comportamento.

Os recursos mais usados são:

Grupos focais

Reuniões de participantes convidados, seguindo segmentações e padrões socioeconômicos pré-fixados, guiados por um moderador especializado e experiente, que interagem, verbalizando informalmente suas opiniões e emoções. Tais reuniões possibilitam ainda a apreensão das referências desses participantes em níveis menos racionais, ao ensejar que visões de mundo e do tema estudado aflorem, sem uma rígida limitação de categorias pré-estabelecidas, em um ambiente informal e agradável.

Entrevistas em profundidade

entrevistas individuais pessoais ou telefônicas, não estruturadas, conduzidas por um entrevistador altamente qualificado, que leva os entrevistados a revelarem motivações, crenças, atitudes e sentimentos sobre determinado tópico, incentivado sempre a falar livremente sobre o tema

Observações de campo

observações de comportamentos em determinados ambientes.

Quantitative Research

Dados estatísticos claros e confiáveis para uma visão objetiva do negócio

Aponta numericamente frequência e intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população. Os meios de coleta de dados são estruturados por meio de questionários com perguntas objetivas e muito claras.

Os recursos mais usados são:

CATI

entrevistas telefônicas gravadas e monitoradas pela equipe de supervisores.

CAPI

entrevistas pessoais aplicadas por meio de tablet.

Web / Painel

entrevistas respondidas por meio eletrônico

Face a face

entrevistas pessoais em pontos de fluxo, ou em locais determinados

URA

pesquisas qualitativas ou quantitativas via smartphone, respondidas por voz ou digitadas, após recebimento de ligações telefônicas, ou de SMS

Neuromarketing

A união do marketing com a ciência.

Encontre resposta muito além do questionário.Tem como objetivo conhecer e avaliar as reações emocionais e espontâneas quando uma pessoa é exposta a anúncios, marcas, produtos, sites, propagandas, entre outros estímulos. O neuromarketing procura ir além das pesquisas convencionais, onde apenas são respondidas questões e complementa a abordagem analítica com o instintivo e o emotivo, embasado em medições técnicas e científicas.As reações dos consumidores podem ser percebidas por meio de equipamentos que medem batimentos cardíacos, acompanham o movimento dos olhos, identificam expressões faciais, captam correntes elétricas da pele, entre outras reações corporais que nas metodologias convencionais não são perceptíveis, apesar de influírem quase sempre de forma significativas.

Na Checon utilizamos diferentes técnicas de medição e tais recursos têm sido permanentemente incorporados ao escopo do nosso fornecimento conforme os desenvolvimentos tecnológicos estejam se consolidando.

Dentre os mais utilizados merecem destaque:

Eye Tracking

Tecnologia de sensor que permite que um dispositivo identifique exatamente onde os olhos se detêm e por onde ‘navegam’.
Determina a atenção, o foco, a consciência ou outros estados mentais, informações que podem ser usadas para obter insights sobre o comportamento do consumidor ou para desenhar interfaces revolucionárias em vários dispositivo

Facial expressions analysis

Software que indica se os sentimentos são negativos, positivos e neutros, possibilita a interpretação de emoções, como surpresa, raiva, alegria, tristeza, nojo, felicidade, pelas expressões faciais, medindo os movimentos como sorriso, deslocamento de sobrancelhas, movimento do canto dos lábios, fechamento dos olhos, pressionamento dos lábios, entre outros.

Skin Conduction

software que possibilita medir a excitação emocional e o estresse por meio das mudanças detectadas na condutividade da pele das pessoas

Implicit testing

software que permite detectar a força da associação automática de uma pessoa entre as representações mentais de objetos (conceitos) na memória. É uma medida abstrata de atitudes, que mostra que nossas atitudes inconscientes podem ser totalmente incompatíveis com nossos valores conscientes declarados

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